ALERTA!!! LEIA COM ATENÇÃO!!!


Não é do nosso costume postar apenas textos, afinal este é um blog de downloads, mas nos sentimos na obrigação de repassar este artigo, pela própria segurança digital e pessoal dos internautas que nos acessam:

Você é curioso, carente, desinformado ou adora levar vantagem? Então você é uma vítima perfeita para um golpe de Phishing.

Phishing é um tipo de fraude eletrônica projetada para roubar informações valiosas particulares. Em um phishing (também conhecido como phishing scan, ou simplesmente scan), uma pessoa mal-intencionada envia uma mensagem eletrônica, geralmente um e-mail, recado (scrap) no Orkut, entre outros exemplos, com códigos maliciosos que podem infectar sua máquina.

Utilizando de pretextos falsos, o phishing tenta enganar o receptor da mensagem e induzí-lo a fornecer informações pessoais (números de cartões de crédito, senhas, dados de contas bancárias, entre outras) ou baixar e executar e arquivos que permitam o roubo futuro de informações ou o acesso não autorizado ao sistema da vítima.

Para conseguir dinheiro fácil, os mal-intencionados da rede só precisam de uma história convincente para fazer com que a vítima clique num link que acompanha a mensagem.

Quando o internauta segue a sugestão, com a intenção de “aproveitar essa oportunidade imperdível”, instala involuntariamente em seu computador um programa que pode desativar softwares de segurança, apagar arquivos ou até roubar as informações do micro agora infectado.

Para a galera que adora um Top 10, aí vai uma relação da revista Pc World de golpes brasileiros mais comuns:

1) Você está sendo traído
Realmente, as pessoas não confiam muito em seus parceiros. Os anos passam, mas ainda tem gente que acredita nessa mensagem e clica no link “para as fotos com a traição”.

2) BBB
O Big Brother Brasil é uma fonte de mulheres bonitas para as revistas masculinas e de iscas de phishing. Não acredite em mensagens do tipo “veja as fotos proibidas de Íris”, “imagens inéditas da Grazi” ou “parabéns, você foi sorteado”.

3) Vídeos eróticos de celebridades
“Cenas tórridas de Daniella Cicarelli”, “vídeo de Juliana Paes”, “imagens exclusivas de Deborah Secco com o novo namorado”. São iscas que geram muito cliques em links para programas espiões.

4) Piada do HumorTadela ou Charges.com.br
Com o objetivo de rir um pouco, muita gente acredita nos e-mails que usam indevidamente os nomes desses populares sites de piadas para instalar programas espiões.

5) Cartão virtual
“Alguém que te ama muito te mandou um cartão virtual.” Assim começa um phishing muito popular. Clicou, dançou.

6) Tragédias
Isso mesmo. Criminosos não têm escrúpulos. Massacre nos Estados Unidos, morte da Banda Calypso, acidente aéreo com centenas de mortes, criança assassinada brutalmente, tudo é isca para eles.

7) Conta telefônica que não foi paga
Que conta é essa que eu não paguei? Vou clicar para ver do que eles estão falando… Nem pense nisso! Muitas mensagens chegam com textos sobre contas da Vivo, Embratel e Tim, entre outras, para convencê-lo a clicar. É roubada.

8) Sua compra foi concluída
O nome da loja varia. Pode ser Americanas.com, Submarino ou outra qualquer. Mas todos os golpes nesse estilo afirmam que sua conta foi concluída e exibem links para que você confira. Tudo para te pegar.

9) Serasa /SPC
Você é um mau pagador e seu nome consta na lista de devedores do SPC ou Serasa. Não caia nessa.

10) Sua conta do Orkut será cancelada
“Mas eu não fiz nada de errado!” Mesmo que você tenha aprontado muito no Orkut, não acredite nas mensagens que afirmam que sua conta será encerrada. O Orkut não fica mandando emails ameaçando ninguém.

Mesmo sabendo que quem cai nesse tipo de golpe não vai ler isso aqui, fica o alerta: Receita Federal, Bancos, Serasa, Justiça Eleitoral, etc não mandam emails pedindo seus dados ou enviando formulários de cadastro. Outro importante conselho: deixa de ser mané e para de acreditar em coisas que vêm de graça em e-mails de gente que você nem conhece.

Fonte: Cópia Carbono

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: