Discografia Ritchie

O cantor Richard David Court, ou simplesmente Ritchie, nasceu em 6 de março de 1952, na cidade de Beckenham, sul da Inglaterra, porém radicado no Brasil. É autor de diversos sucessos como “Menina Veneno”, “A Vida Tem Dessas Coisas”, “Pelo Interfone” e “Vôo de Coração”.

Ritchie morou em diversos países como Quênia, Dinamarca, Itália, Escócia e em várias localidades da Inglaterra por ter pai militar. Em 1972 conhece em Londres um grupo de brasileiros, inclusive alguns integrantes dos Mutantes, que o convencem a vir para o Brasil.

No Brasil fixa-se inicialmente em São Paulo onde monta a banda Scaladácida com Fabio Gasparini (guitarras), Sérgio Kaffa (baixo), e Azael Rodrigues (bateria). Com a dissolução da banda no final de 1973, muda-se para o Rio de Janeiro com a mulher, a arquiteta e estilista carioca Leda Zuccarelli. No Rio de Janeiro, passa a dar aulas de inglês para artistas como Paulo Moura, Egberto Gismonti e Gal Costa. Participa de várias bandas como flautista, exemplo da Barca do Sol e vocalista durante dois anos até começar a atuar como cantor no grupo Vímana, ao lado de Lobão, Lulu Santos, Luiz Simas e Fernando Gama, e gravam o compacto Zebra pelo selo Som Livre, arquivado pela gravadora que alegou não haver público para rock no Brasil.

Em seguida a banda é desfeita e praticamente todos os seus integrantes iniciam carreira-solo. Em 1983 Ritchie lança o LP “Vôo de Coração”, que vende mais de um milhão de cópias, capitaneado pelo imenso sucesso de seu hit “Menina Veneno”. No entanto, nos discos seguintes não conseguiu manter o mesmo sucesso. Depois de anos trabalhando com sonorização para sites e mídia digital, retornou com um disco de composições inéditas em 2002 intitulado “Auto Fidelidade”. Em 2005, juntou-se a diversos astros de sua geração e gravou o CD e DVD ao vivo “Anos 80”, produzido pelo canal pago Multishow.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: